Durante séculos, a capacidade terapêutica de animais conhecidos, mas não foi até o século XX que esta prática fascinante se tornou popular. Quem já não ouviu falar dos múltiplos papéis que os cães desempenham na sociedade? Todos nós, de uma forma ou de outra, ter visto cães especialistas treinados para detectar drogas ou para detectar pessoas enterradas em desastres cães. Sem ir muito longe, em Nova Iorque e Washington, nos ataques terroristas contra as torres gêmeas e ao Pentágono.
Certamente temos visto também atores cães em um dos muitos filmes que intervieram. E, claro, todo mundo sabe que os cães de caça, cães de defesa e o cachorro do vizinho, que está determinado a não deixar-nos sobre o que ele considera sua terra.
Todos esses cães e muitos mais estão constantemente presentes em nossas vidas, e nós somos uma ocorrência diária. Nos últimos tempos, o eco da mídia de cães, pela irresponsabilidade de seus donos, ficaram feridos e até mesmo mortos algumas pessoas e por um tempo parecia que os cães eram um perigo para o público, que se voltou contra os humanos foram e todos eram suspeitos de pessoas que nunca foram capazes de desfrutar da companhia de um deles. Mas o cão como uma espécie leva milhares de anos, com o homem, e ele sempre tem acompanhado e ajudado na multitarefa, e talvez as pessoas menos conhecidas para ser seu papel como terapeuta.
Sim, porque, como cães e outros animais, como o gato ou cavalo, realizado por muitos anos também um grande trabalho em saúde, e não me refiro apenas a servir como cães-guia para cegos, que ajudam na seus movimentos através de ruas, aviso de obstáculos e alejándoles qualquer ameaça potencial para a segurança ou para que de forma decisiva para ajudar os doentes de Parkinson, servindo como um suporte físico quando eles perdem o equilíbrio ou aconselhando-os quando não desestabilizar cair.
Quero dizer todos aqueles cães em uma forma ou outra colaboram em terapias que visam melhorar as condições motoras ou psicológicas das pessoas com deficiência, solitários, doentes ou socialmente desajustados. Aqueles cães que temos, mas pouco dia de notícias após dia, entregue todo o seu carinho, milhares de crianças e adultos com paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo, os idosos que passam os dias em casas de repouso ou hospitais, nenhuma empresa seu amigo peludo, que se alegram por algumas horas a monotonia dos pacientes em centros de câncer e oferecer um raio de esperança e arrancá-los sorrir.Um número de cães que desenvolvem um trabalho silencioso e raramente é dada a atenção do público em geral.
Alguns benefícios que podem fazer um cão:
- Acompanhamento
- O apoio emocional
- Melhorar a socialização
- Apoio Emocional
- Incentiva a comunicação
- Reduzir a ansiedade eo estresse
- Melhorar o estado psicossocial
|
Aqueles cães que não têm grandes sessões de treinamento, exceto para acompanhar, ouvir e dar amor sem pedir nada em troca. Cães educados de filhotes de desfrutar a companhia humana. Esses amigos são ensinados a passar quase despercebida, estar ciente de que os acompanha. Mais e mais cães em Espanha envolvidos neste trabalho, com resultados verdadeiramente surpreendentes.
Estas formas de terapia não são improvisadas, exigem todo o trabalho e uma preparação cuidadosa por ambos os cães, como instrutores e monitores que os operam. No mundo da deficiência, cada afetado é diferente, com os seus sintomas e as necessidades psicológicas e que eles precisam para avaliar e estabelecer um plano para cada trabalho específico.
Algumas pessoas precisam de incentivar e facilitar o desenvolvimento de certos comportamentos, outros podem precisar de ações físicas da natureza, e muitas vezes é um conjunto de todos eles. Katcher e Beck como "médicos disseram ... diferenciar o uso de animais psicoterapêutico uso de prótese, não significa que um cego pode se mover de forma independente com a ajuda de um cão-guia, não experimentar uma melhora em seu estado emocional ou mesmo o desaparecimento dos sintomas de depressão ou ansiedade "
Verificou-se que a presença de um cão com idosos ajuda a controlar a pressão arterial, melhora a depressão e ansiedade, e diminui a possibilidade de risco coronário. Os cães também são usados nas prisões, onde sua atenção e cuidado é muito positivo no trabalho de reinserção social dos reclusos.
Os cães, como as pessoas, cada um tem seu próprio caráter e personalidade e, portanto, devemos selecionar a cópia apropriada para cada caso, certificando-se de que está devidamente integrado com o programa de trabalho.
Corrida não é determinante, embora alguns possam ser mais apropriados do que outros, mas factores tais como o tamanho e peso que pode ser importante. , Cães de raças cruzadas também indefinidos, sem especificar em qual quadro-los desempenhar esse papel, um cão adequado pode ser tão eficaz como qualquer cão com um grande pedigree.
Um novo aspecto dos cães é encontrado em cuidados terapêuticos, além do grande número de atividades e espaços que trabalham com os homens, os cães também se juntou ao mundo da saúde e é tão grande assistentes nele.
Há ainda um longo caminho a percorrer e ele vai continuar a surpreender-nos com a miríade de possibilidades que ainda podemos produzir os cães como terapeutas.
Bibliografia:
Katcher, AH e Beck AM "nova perspectiva sobre as nossas vidas com animais de companhia". A University of Pennsylvania Press. 1983
Ruckert, J. "O quadrúpede Thepapist" 1987
Levison, BM "Pet psychothepapy Criança Orientada. Boris M. Levinson, Ph. D., 1969