Um pastor belga de raça pura de servir nas tropas britânicas no Afeganistão, ajudou a neutralizar uma oficina de produção e armazenamento inovador minas utilizadas por terroristas do movimento islâmico Taliban, disse um comunicado do Ministério da Defesa do Reino Unido lançou 5 Abril.
O pastor belga chamado Chocolate, fazia parte de uma patrulha britânica de explosivos na província afegã de Helmand, palco de uma grande operação contra o movimento Taliban que ocorre nas últimas semanas.
Membros da Patrulha localizados em um quiosque bazar local um dispositivo explosivo, no entanto, os engenheiros suspeitou que poderia ser um alvo falso que serviria para desencadear uma série de outras minas.
O cão destro poderia encontrar uma maneira segura dentro do prédio para localizar e neutralizar outros engenhos explosivos.
No foram encontradas minas, engenhos explosivos artesanais, explosivos e equipamentos para a produção inovadora dez outras minas.
O adestrador de cães, Private Steve Perdi o Corpo de Veterinária do Exército Real, disse o chocolate foi o seu primeiro cão de um ano e não foi ainda capaz de obedecer o comando "Senta!", No entanto, progrediu muito em o ano passado.
"O sucesso da descoberta do chocolate na busca de minas durante as primeiras semanas de operação Moshtarak foi impressionante e ele muito valor militar e suas habilidades de busca. Isso realmente ajuda a salvar vidas de crianças da unidade de sapadores ", disse o jovem.
Lembre-se que o Reino Unido tem prêmios especiais para os animais pendentes.
Por exemplo, a Associated Press informou recentemente em um Labrador britânico cujo talento para explosivos ajudou a salvar vidas no Afeganistão. Ele foi decorado pelo "valor canino" em uma cerimônia no Museu Imperial da Guerra em Londres.
O labrador reverenciado juntou uma série de animais heróicos homenageado há vários anos com um prêmio especial conhecida como a Medalha Dickin: incluindo 32 pombos, três cavalos e um gato.
Cães ganharam uma grande parte das medalhas, incluindo um collie chamado Rob que participou com comandos britânicos em uma série de operações de pára-quedas atrás das linhas inimigas durante a Segunda Guerra Mundial.