É uma doença que quase todos os mamíferos, e é preferencialmente observado em cães de raça pura finas, principalmente Malamute do Alasca, mas também relatado em outras raças. O descobridor desse fracasso foiEdouard Xavier Louis Leopold Ollier (1830-1900) eo homem é relatado como uma forma típica de nanismo (pequeno Altura = anão). Esta doença é herdada problema gene não está ligada a um cromossomo sexual e é dominado por um gene normal, o que sugere que o nanismo pode ocorrer em ambos os sexos masculino e feminino.
Com uma frequência de 1 em 15.000 a 40.000 nascimentos, é uma das doenças hereditárias mais comuns.Embora a gravidade das complicações médicas associadas com a acondroplasia (nanismo) é variável, características físicas são notavelmente consistentes. Foi sugerido que muitas vezes é devido à reprodução de cães com mais de 6 anos (maduro) causada por mutações na formação de esperma masculino e / ou óvulos feminino.
Nesta doença dos ossos do corpo não se desenvolvem adequadamente e as cópias são raquíticas e ter deformado membros. Embora a doença raramente é diagnosticada na Europa, crescendo cães importados da América, o cuidado é necessário. O AMCA (Alaskan Malamute Club of America) emite certificados (você também pode fazer com cães estrangeiros, através do estudo do pedigree), o que indica a possibilidade de que uma cópia particular é um portador. Uma amostra com uma chance maior de 6,25% não é considerado adequado para a reprodução. Esta doença está relacionada na Malamute com uma forma particular de anemia com menos células vermelhas do sangue, aumento do volume e aparência mais viva em breve. Isto sugere que é possível reconhecer portadores sãos com exames hematológicos.
 "Bonsai" e seus irmãos |
Dada a gravidade da doença, estão fazendo grandes esforços para os EUA para limitá-lo e eliminá-lo. Espera-se que, no futuro imediato, os esforços também foram feitos em Espanha, possivelmente através de uma ligação directa com o comitê americano. É uma doença hereditária, não ligada a cromossomos sexuais, por isso ambos os sexos deve ser portadores do gene (apesar de não manifestar qualquer alteração) para produzir um filhote de cachorro condrodisplásico. Na Europa raramente diagnosticada.
Nos Estados Unidos, o Alaskan Malamute Club of America , iniciou nos anos 70 um programa para erradicar a doença. Alguns cães foram submetidos a exame atravessa condrodisplásicos cães (Anões). Se eles carregavam o gene, metade dos cruzamentos filhotes seriam afetados. Se eles não eram portadores, todos os filhotes ser saudável (embora, por sua vez ser portadores).
Sobre o autor
Gustavo Cuellar Corona veterinário 's. Professor Pesquisador da Universidade de Guadalajara, Jalisco, México. Membro fundador e ex-presidente do Colégio de Veterinários em espécies pequenas de Jalisco.Secretário mexicano da Federação das Associações Médicas e Pequenas Espécies Specialist. Coordenador do Subcomitê de Peritos em Conselho Veterinária de Pequenos Animais da Educação Nacional. Também serve como um consultor externo e consultor para os laboratórios Boehringer Ingelheim Vetmedica.
Se você suspeitar que um cão pode ser condrodisplásico, pode ser diagnosticada através de raio-x e exames de sangue.
Neste imagens de papel de um paciente do nosso hospital veterinário em Guadalajara, Jalisco, México, onde tivemos uma raça de cachorro pastor alemão 11 meses e que responde ao nome "Bonsai" é anexado. Ele pode ser visto na companhia dos seus companheiros de ninhada e a diferença de tamanho e peso, é perceptível.
O cão teve alguns sinais comuns nesta condição de arcada dentária é reduzido, resultando em duas fileiras de dentes incisivos na maxila, a mineralização de raios-X e maturidade esquelética é igual ao de um cachorro de 7 semanas. Sua fontanela foi mantido aberto.
DNA Relevante e estudos hormonais foram realizadas, além de laboratório de rotina para confirmar essa condição. Alguns geneticistas acredita herdar este problema exige que ambos os pais são portadores do gene, uma situação que explica a sua baixa frequência.
Estes animais têm uma vida muito curta, e muitas vezes não se tornam adultos maduros. Não deveria ser jogado e por isso deve ser evitado com os pais.