Cães treinados para farejar câncer
O cheiro dos cães é sempre um cheiro no serviço do homem. Uma das principais características que têm os nossos amigos é ser dotado de um faro excepcional, que não só lhes permite interagir com o ambiente externo, mas também lhes permite sentir as sensações que os seres humanos seriam impossíveis.
Todos nós já ouvimos que os cães cheiram o medo, ou observado que os cães se comportam de forma mais agressiva com determinadas pessoas ou forma suspeita. Esta observação leva aos proprietários para perguntar se os cães são capazes de "sentir o cheiro da adrenalina»
Para alguns cientistas, o que os cães cheiram a adrenalina que é produzida quando uma pessoa está triste, ansioso ou com medo de cães. Famosos são os cães de busca e salvamento que detectaram a presença de uma pessoa enterrada sob uma camada de vários metros de neve e detritos. O explosivo cães de detecção de fugas de gás ou de agir com a mesma eficácia. Cães aduaneiros usados para detectar a presença de todos os tipos de substâncias, incluindo narcóticos.
Já foi demonstrado que os cães são capazes de detectar a presença de substâncias químicas severas sob condições extremas em vários momentos de vida. Agora estamos enfrentando a possibilidade de usar essas qualidades olfativas incríveis para reconhecer a presença de tumores cancerígenos. Várias fundações em todo o mundo caninos de pesquisa e de trem para este fim. No entanto, apesar dos progressos realizados, os cães ainda estão longe de consultas de oncologia.
Em 2006, cientistas dos Estados Unidos e Polônia treinado cinco cães, três labradores e dois portugueses para detectar câncer de pulmão e mama usando ar expirado pelos doentes e saudáveis. O resultado foi surpreendente, uma vez que os cães eram capazes de reconhecer com uma precisão de 99% e câncer de pulmão em 88% com câncer de mama.
Na verdade, os cães não entram em contato direto com pessoas doentes. Cheiro de fumaça para respirar, consistindo de alcalino e benzeno gerado por indivíduos afetados por esta doença componentes, "salvo" em um dispositivo estanque especial.
Vários tipos de tumores malignos podem tornar diagnosticado antes da detecção biologicamente, algo que é muito importante para o início do tratamento de uma aplicação rápida e eficazmente. Até agora os testes são comparados com análise histopatológica tradicional e é provável que ao longo de um período mais longo de tempo. Mais pesquisas são necessárias para outros estudos que comprovam essa capacidade canina. Após o sucesso desta experiência, eles estão tentando reproduzir os resultados em tumores ovarianos. Eles têm até mesmo experiências com amostras de urina para detectar a presença de câncer de bexiga, experimento publicado em 2004 na revista British Medical Journal .
Sem dúvida, este método tem um futuro. Talvez ao longo dos anos ele começa a fazer um nariz eletrônico pode definir as substâncias emitidas por tumores com a mesma precisão que o cheiro do cão.